Algumas semanas atrás, eu e outros estudantes estamos vivendo, uma novela. Estudo na E.E Engº Fracisco Prestes Maia, localizada no bairro Planalto (em nossa avenida principal), Sbc.
Estudo nessa mesma escola, desde 2006, é o primeiro ano que a escola oferece. Nesse mesmo ano, estava na quinta série, participei pela primeira vez do grêmio estudantil.
A partir de 2008, começou a surgir gincanas. Diversas vezes andamos pelo bairro pedindo prenda, vendendo voto para arrecadar dinheiro para escola. Todo ano participamos de dança, sempre participando de todas as gincanas.
Em Janeiro desde ano, passei no Camp, depois de alguns meses comecei a trabalhar, então tive que mudar de horário, passei a fazer parte do período noturno.
A todos aqueles que dizem que neste período só existe marginal, eu digo: Somos trabalhadores e estudantes, entendem o que é isso? Não. Não entendem, o que para vocês parecem um "bando" de jovens passando pela rua 23h, são apenas jovens exaustos querendo chegar logo em casa. Comparado com os demais períodos, o noturno é o mais tranquilo - sem brigas, sem bebida, sem gritaria.
Agora, o fato. Em 2012, não temos mais a garantia de que teremos nossa escola. A diretoria da escola, nos comunicou que não haverá mais aulas neste período, nos matriculando em outra escola - ou seja, trabalhadores que já usam transporte publico deveram gastar com mais passagem para ir a escola todos os dias.
A diretoria alega que não existe demanda para mante-la funcionando, dizem que os alunos são faltosos.
Certo, agora é vez de EU, aluna falar:
O Prestes Maia, tem condição de ser a escola polo desta região, por ser de fácil acesso, por ter espaço (quadras, patio, salas), tem segurança.
Os alunos faltam? Claro. Os professores também, talvez, até mais do que nós. Neste último semestre não tivemos uma aula de matemática, mas, não é só nosso problema, nos demais períodos isso também acontece.
Existe ensino noturno nesta escola a mais de 18 anos. Por que estamos sem professores? Não digam a desculpa de que o estado não manda, tenho certeza que manda se forem devidamente cobrados.
Agora, nós somos mal vistos. A direção da escola não adimite que está errando ao deixar o ensino noturno despencar. O que de fato existe, é má vontade da direção em manter esse período. Temos uma coordenadora do ensino médio (Dani) sem igual, ela nos conhece, como nenhuma outra coordenadora nos tratou. Sei que, ela deve se sentir frustrada ao ver tudo caindo assim: Uma escola com 14 salas, usufruindo de apenas 2.
Querem a solução?
Aposto que se alguém da direção manifestar interesse em nossa escola se tornar polo e receber alunos de outros bairros terá de fato muitos alunos, e claro, o estado se empenhará em buscar professores para nós.
Tantas histórias que passei em cada sala daquela, amigos que fiz, cada trabalho, prova, professores, inspetores, experiência de vida, que acabaram com uma péssima lembrança. Pois, em meu último ano - quando mais precisei, a escola fechou as portas para mim.
Dói ouvir meus professores dizerem:
- Que bonitinhos! Fazendo abaixo assinado e tudo. Pena, que é impossível.
- Sinto dó de vocês, porque vocês realmente são frequentes.
- Lutem, mas saibam que já tem a resposta "não".
Conseguimos 800 assinaturas do Bairro, promovemos uma reunião de Alunos, Pais e Professores com o Deputado Alex Manente. Estamos lutando, tenho esperança, tenho positividade. Só paro, quando fazer tudo que posso e não houver resultados. Enquanto isso, sigo em frente, uma porta por vez.
Quem sabe, vou ter a imensa alegria de me formar em 2013 junto com os meus amigos dos outros turnos, com professores antigos, e deixando uma escola com portas abertas para novas histórias.
Ahhh, e separei alguns dos momentos mais marcantes que passei nesta Escola:
Peço a atenção de todos por esta causa, comentem, divulguem. É nosso direito ter uma educação acessível, e muitos outros alunos no futuro não merecem ter tamanha dificuldade para apenas regressar na Escola do seu próprio bairro.
Att,
Mayara Costa
Isso mesmo Maah,to contiigo a escola nao vai fechar nao...tem que haver uma solução pra isso,nao é pelos ''alunos faltosos'' que nada querem que todos tem que ser prejudicados.
ResponderExcluirÉ muito importante na atualidade ter jovens se importando em melhorar a educação em escolas publicas. Vocês vão conseguir!
ResponderExcluirE não adianta cobrar só da direção, ou só dos professores. Gente!!!! Todos tem de se mobilizar. Pais, incentivem seus filhos. Cobrem seus filhos maior presença, maior comprometimento. Cobrem do governo. Ou todos vcs vão poder pagar escola particular para seus filhos daqui a alguns anos???Pensem e ajam agora. Não deixem para depois.É muito facil achar q o problema é dos outros e não da gente. E parabéns a vcs jovens q estão correndo atras do prejuizo.
ResponderExcluirO foco é nao disistir!!!! Lutar sempre, independente se o futuro será incerto. Creio que a luta de vcs não é, e nao será em vão!!!!!!!!
ResponderExcluirQuero dizer quero dizer que vcs podem contar com o meu apoio e se precisar e so me chamar! o que puder fazer para ajudar, eu farei!
E vc May, e uma moça muito esforça e tenho certeza q Deus está vendo tudo o que está fazendo e ele nao deixará de te ajudar nunca!!!!!!!
Eu tenho q dizer PARABENS a todos vcs, e os momentos q vcs passaram juntos independente do que irá acontecer, ficarão guardados em seus corações.
Bjos e boa sorte a todos!
Obs e Danny!!!!
ResponderExcluirMayara, estou torcendo mt por vc e por essa escola que eu nao conheço mas deu para perceber o quanto vcs alunos, precisam dela. Esse pouco tempo q eu te conheço deu para perceber o quanto vc é esforçada e alegre, bricalhona e responsavel.
ResponderExcluirsei q vcs podem nao conseguir mas nunca desisti pois Deus está vendo o quanto vcs querem. E ele sempre ajuda aqueles q mais querem a sua ajuda.
Abraços, boa sorte e q Deus os abençoe.
Mayara, espero que esse esforço que todos vocês estão fazendo hoje que no futuro seja reconhecido. Eu torço para que tudo de certo para vocês, e não desista enquanto você ainda for capaz de fazer um esforço a mais. É nesse algo a mais que está a sua vitória; e é preciso ter força para ganhar uma guerra, mas é preciso coragem para se render. E espero que vocês tenham força para ganhar essa guerra..
ResponderExcluirBeijos e BOA SORTE!